quarta-feira, 10 de março de 2010

Igreja de Cristo

Oi queridos.
Pode parecer repetitivo o que tenho compartilhado nos últimos dias, mas é o que Deus tem ministrado em meu coração continuamente. Então, mais uma vez, vou falar da igreja de Cristo, das obrigações religiosas que tomam nosso tempo e nos desviam do alvo, que é ter um relacionamento com Cristo e com os irmãos.
Uma passagem que me chama muita atenção é a de Mateus 25: 1-13, a parábola das dez virgens. Que tremendo quando entendemos que as dez virgens representam a igreja, o corpo de Cristo, todos aqueles que esperam pelo Noivo. Mas no meio deste povo, desta igreja, haviam 5 néscias e 5 prudentes. Podemos ver isto nos dias de hoje. Muitos servindo ao Senhor mais agindo sem prudência. As néscias tinham suas lâmpadas acesas, mas não tinha o azeite para a "hora da necessidade". Receberam o Espírito Santo, o azeite, mas não desenvolveram a comunhão com o Espírito. Já as prudentes levaram o azeite para repor caso as lâmpadas se apagassem.
O Noivo tardou a vir, todas pegaram no sono. Quando pegamos no sono nosso corpo relaxa, desliga. É como se entrássemos em estado de descanso. O sono vem depois de um dia longo de espera, de uma jornada longa. Todas as dez virgens passaram pelo sono antes de encontrar com o noivo. Quando à meia-noite ouviu-se um grito avisando que o Noivo chegava todas as dez virgens acordaram e "prepararam" as suas lâmpadas. Mas só as 5 prudentes tinham azeite para esta hora tão esperada. Apesar de também terem adormecido elas tinham uma reserva de azeite. As outras 5 virgens tinham suas lâmpadas apagadas e não tinham azeite para repor, então saíram a procura de azeite para comprar. Enquanto isto as 5 virgens prudentes foram convidadas a entrar para as bodas com o noivo e fechou-se a porta! As 5 virgens néscias voltaram e a porta já estava fechada, então elas gritaram ao Noivo: Senhor! Senhor! abre-nos a porta. E que resposta tão dura de se ouvir do Noivo: em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
O azeite é a presença do Espírito Santo, aquele que nos liga ao Pai, que nos faz conhecer os planos e pensamentos de Deus, que nos consola, nos revela a verdade, nosso advogado diante do Pai. Precisamos da presença do Espírito Santo para estarmos conectados ao Pai, precisamos ouvir Sua voz e sermos sensíveis ao Seu comando. É Ele quem conhece a mente de Cristo e nos revela! Todos passamos por épocas de sono, de relaxar, descansar. Mas não podemos permanecer neste sono, precisamos acordar e manter nossas lâmpadas acesas! Não adianta ir a igreja a vida toda e de repente nos darmos conta de que nossas lâmpadas estão apagadas! Que dura verdade ouvir do Pai que Ele não nos conhece. O Pai quer nos conhecer, andar conosco, manter nossa chama acesa. E eu quero estar pronta na hora que as portas se abrirem e o Noivo chamar para a boda!
O que mais me entristece nesta palavra é saber que 5 das dez virgens, a metade do corpo, apesar de estar no corpo, vão encontrar a porta fechada. Por isto é tão importante não deixarmos as obrigações religiosas virarem uma rotina na nossa vida e nos afastarem do Pai. Por isto precisamos buscar a comunhão diária com Ele, mantendo sempre cheias as nossas reservas do azeite, da Sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário