sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Interferindo nos planos de Deus, continuação.

Oi queridos,

Hoje estava compartilhando algumas coisas com a minha mãe durante a nossa caminhada e fiquei feliz em ver Deus ministrando as mesmas coisas no meu coração e no coração dela. Falávamos sobre os planos de Deus, nosso relacionamento com Ele e como as nossas ações podem interferir nos planos de Deus. Deus é um Deus de relacionamentos!

Já vimos vários exemplos na Bíblia de que de fato isto acontece, e eu terminei o último "post" dizendo que entendia que a soberania de Deus prevalecia como diz em 42. Deus mostra Sua soberania no início de tudo, em Gênesis quando criou o mundo e o homem. Deus já sabia que o homem escolheria pecar, desobedece-lo, e mesmo que isto alterasse Seus planos iniciais de comunhão com o homem, Ele já providenciou a redenção, lá na frente, através de Jesus (Gênesis 3:14,15)

Deus é onisciente e sabe o que vamos fazer mais a frente, sabe se nossas escolhas vão interferir nos planos Dele ou não. O fato é que os propósitos de Deus jamais podem ser frustrado. Nem a morte pode frustrar Seus propósitos, pois Ele é engrandecido tanto na nossa vida quanto na nossa morte. (Filipenses 1:20,21)
Então qual é o propósito de Deus? É trazer salvação para todos os homens (João 3:16). Em Hebreus 6:17,18 diz que quando Deus quis mostrar a imutabilidade do Seu propósito, se interpôs com juramento. Ele é soberano, não pode negar-se a si mesmo. Seus princípios são imutáveis! Mas o caminho que nos leva a cumprir os planos de Deus pode ser alterado pelas nossas atitudes. Isto é relacionamento. E com Moisés não só o caminho foi alterado como também o fim, pois Deus queria levar Moisés a terra prometida, mas por conta da sua desobediencia ele não entrou na terra prometida.
É isto. Precisamos caminhar com Deus dia-a-dia, obedecendo os Seus princípios e crendo na Sua fidelidade, mas entendendo que podemos interferir nos planos Dele com as nossas escolhas.
E sabe o que nos atrapalha a entender os propósitos de Deus pra nós? Nossas emoções! Mas isto é um assunto para outro "post".
Bjs! Deus os abençoe!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Podemos interferir nos planos de Deus?

Oi pessoal,
Tudo bom? Já estava com saudades! Muitas coisas Deus tem trazido ao meu coração nestes dias, mas muitas vezes precisamos nos aquietar para ouvir direito a voz de Deus e entender o que Ele nos fala.
O título que eu escolhi pode levantar muitas dúvidas, né? Mas vamos examinar algumas passagens Bíblicas pra ver o que a palavra de Deus nos diz a respeito disto.
Em Deuteronômio 30:15-20 Deus nos apresenta a benção e a maldição, a vida e a morte. Cabe a nós, criaturas de Deus, escolher. Ele nos deu livre arbítrio, nos criou pra interagir com Ele, para escolhermos o caminho da adoração, de servi-lo ou não. Cada ato nosso desencadeia uma reação.
Em Gênesis 15 Deus promete um filho a Abrão. Mas o tempo passa e Sara e Abrão resolvem "ajudar" Deus a cumprir a promessa. Sara oferece a escrava a Abrão afim de que este possa ter um filho com ela (Gênesis 16). Este não era o plano de Deus, mas Deus permitiu que as escolhas de Sara e Abrão produzissem frutos, o filho da escrava nasceu. Só mais tarde o filho da promessa chega. Abrão e Sara interferiram no plano de Deus por conta do livre arbítrio e sofreram as consequências dos seus atos.
Em Gêneses 25: 23-26 Deus fala a Rebeca sobre seus filhos e profetiza sobre eles. Mas não orienta a Rebeca a agir da forma como agiu, usando de mentira e engano para com o seu marido Isaque. Rebeca também não esperou o cumprimento da promessa, mas se antecipou e buscou "ajudar" a Deus. Novamente sofreram a consequência dos seus atos.
Em Êxodo 32: 1-15 Deus expressa Sua indignação com a infidelidade do povo e diz que pretende consumi-lo e fazer de Moisés uma grande nação. Mas Moisés argumenta com Deus e no versículo 14 diz que "se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo." Mas adiante vemos que Moisés desobedece a Deus e paga um preço alto. O plano de Deus era fazer Moisés e o povo entrarem na terra prometida. Mas Moisés tinha muita comunhão com Deus, conhecia Deus face -a -face e não podia se "dar ao luxo" de desobedecer ao seu Deus (Números 27: 12-17). Por conta desta desobediência Moisés não entrou na terra prometida.
No livro de Jonas vemos o Senhor mandando Jonas até Níneve avisar ao povo que o pecado deles tinha subido até Deus e Ele iria destruir a cidade. No último capítulo vemos Jonas questionando Deus, dizendo que sabia que Deus iria mudar de idéia, por ser Ele um Deus clemente, misericordioso, grande em benignidade e tardio em irar-se.
E por ai temos muitos exemplos de como Deus interage conosco e de como nossas escolhas interferem nos planos de Deus. Deus é soberano? Sim. Ele sabe diante mão o que vamos fazer? Sim. Mas Ele nos permite escolher. Ele respeita nossas escolhas. Entendo que mesmo respeitando nossas escolhas "nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado" como está escrito em Jó 42:2.
Entendo que nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9) que traça seus caminhos mas a resposta certa vem do Senhor (Provérbios 15:9) Muitas vezes pegamos caminhos que não são os caminhos que o Senhor planejou para nós. E estes caminhos nos levam a lugares que podem não ser o plano de Deus para nós. Mas entendo que mesmo nestas horas Deus continua sendo soberano e Seus planos não podem ser frustrados. Vamos continuar falando sobre isto no próximo post.. enquanto isto fica pra meditação.
Bjs e que Deus os abençoe!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Oi pessoal,
Todos nós vivemos em comunidade, esta é uma necessidade do ser humano e para isto fomos criados, para interagirmos uns com os outros. Quando vivemos em comunidade precisamos respeitar leis que muitas vezes estão "implícitas" para garantir o bom andamento dos relacionamentos. Em casa, junto aos nossos familiares, muitas vezes temos mais liberdade, o que não significa que podemos esquecer o respeito e determinados limites nas atitudes e diálogos. As palavras são ferramentas que podem ser usadas para edificar ou destruir, por isto elas precisam ser bem pensadas.
A palavra de Deus diz que " Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" 2 Timótio 3:16,17 Sendo assim, encontramos na Bíblia direção para nossos relacionamentos e para as mais diversas situações da vida.
Quero falar hoje sobre como nos comportamos na Igreja e com a Igreja, o Corpo de Cristo. Podemos encontrar muitas passagens na Bíblia que nos mostram como devemos agir na igreja, no meio do povo de Deus. Vou usar duas, Romanos 14: 13-21 e Romanos 15: 1-7.
A primeira passagem fala sobre não julgarmos uns aos outros, não colocarmos tropeço ou escândalo ao nosso irmão, sobre não ser "vituperado o nosso bem", ou seja, que aquilo que fazemos muitas vezes querendo o bem não se torne injusto ou vergonhoso. A segunda passagem fala sobre suportarmos a debilidade dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos, mas agradarmos ao próximo no que é bom para a edificação! Como é importante o nosso proceder, tanto na igreja quanto fora dela! Mas queria que vocês pensassem em como agimos na igreja.
Quando temos um problema no nosso local de trabalho não costumamos resolver falando o que vem a nossa cabeça, não é? Precisamos ter "tato", "jogo de cintura", não podemos sair falando o que verdadeiramente pensamos. Isto é ser hipócrita ou falso? Ou é ter sabedoria? Pelo que podemos ler nas passagens citadas muitas vezes precisamos agir assim para não prejudicar as pessoas ao nosso redor, para não "destruir a obra de Deus". Até em família precisamos ter sabedoria, como já mencionei acima. Mas e na igreja? Quantas vezes passamos por situações desagradáveis e nos sentimos no direito de falar o que pensamos, de reclamar, apontar o dedo, julgar, criticar, como se tivéssemos tamanha liberdade. Então confundimos liberdade com falta de respeito e amor Cristão.
Quantas confusões, intrigas e "disse-me-disse" são criados dentro da igreja, do Corpo de Cristo, por conta desta nossa boca grande! Da suposta liberdade para falar o que quer.
Vamos repensar nossas atitudes? Vamos buscar "seguir as coisas da paz e da edificação de uns para com os outros", "pois também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim." Considero muito difícil o lidar com cristãos exatamente por que tais Cristãos pensam poder falar o que querem. Não temos o costume de agir em amor, de relevar as coisas, de não abusar do fato de sermos "irmãos". Precisamos aprender mais com a palavra de Deus!
Deus os abençoe.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Unidade


Oi gente,

O dia hoje estava nublado, com uma chuvinha boa caindo de hora em hora. Dia nublado dá uma tristezinha, não sei bem porque... aí o melhor é meditar e buscar a presença do Pai. E a palavra que Deus tem trazido ao meu coração ainda é sobre unidade, sobre pessoas, sobre sermos a manifestação do amor de Deus no mundo.

Na oração sacerdotal de Jesus Ele roga ao Pai por nós. Em João 17:15-21 Jesus diz ao Pai que não está pedindo que Ele nos tire do mundo, mas que nos guarde do mal. Que sejamos santificados na verdade, que é a palavra de Deus. No versículo 21 Ele diz porque roga por nós:"a fim de que sejam um...para que o mundo creia que tu me enviaste." Jesus sabia muito bem que o mundo era um lugar decaído, um lugar mal. Sabia também que só pela palavra de Deus poderíamos ser santificados e que a nossa unidade mostraria ao mundo que o Pai O enviou. Lendo o livro de João encontro respostas para muitas perguntas, uma delas, como é possível superar uma perda tão dolorida e seguir adiante? A resposta: com a ajuda sobrenatural do Consolador, o Espírito Santo, e com a unidade daqueles que são chamados a Igreja de Cristo. Que arma tão preciosa! Ela faz o mundo crer que verdadeiramente o Pai enviou o Filho! E como Satanás tenta afetar a unidade da igreja!

Hoje, com o dia nublado que torna um pouco mais difícil o seguir adiante, agradeço a Deus pelos meus pais que me cercam de amor, pelas minhas irmãs e cunhados, pelos meus sobrinhos que trazem alegria ao meu coração. Agradeço pelos meus amigos, os de perto e os de longe que se fazem presente através da Internet. Agradeço a Deus pela igreja, pelo corpo de Cristo. Agradeço a Deus pela unidade. E oro para que nós, igreja de Cristo, venhamos a manter esta unidade e fazer a diferença neste mundo onde o amor, a cada dia que passa, se esfria mais

Beijo grande.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Valorizando vidas.

Oi gente,
Ano passado Deus me permitiu realizar uma viagem maravilhosa que vai ficar na memória. Era um sonho que eu tinha desde pequena. Quando estudava inglês, ainda pequena, tive uma lição sobre São Francisco, na Califórnia. Desde então eu sonhava em conhecer esta cidade. Mas sabe aquele sonho que a gente acha que nunca vai se realizar? Mas Deus me concedeu esta viagem e ainda pude desfrutar da presença do meu amado ainda saudável.. Durante a viagem, como sempre, aprendi muito com o meu marido. Ele sempre valorizou muito as pessoas, os encontros e reencontros. Fomos a São Francisco e de lá fomos a Seattle visitar amigos queridos que não víamos a mais ou menos 8 anos. E esta foi a melhor parte da viagem para o meu marido. Como ele ficou feliz em poder compartilhar aqueles dias com nossos amigos queridos. Como aquela cidade chamou a atenção dele!
Hoje, caminhando com minha irmã, comentávamos como as pessoas têm sido esquecidas ou deixadas de lado em prol das coisas. Vivemos correndo, fazendo mil atividades e nunca temos tempo pra "gastar" com as pessoas. Tempo para ouvir, compartilhar, falar ou apenas passar o tempo. Alguém já disse que o tempo é o bem mais precioso que temos. Muitas vezes temos a sensação de que controlamos o tempo, ledo engano. Não podemos nem mesmo mensurar o tanto de tempo que temos aqui nesta terra! Como você tem aproveitado o seu tempo? Gastar tempo com as pessoas também faz parte da obra de Deus aqui na terra. Muitos estão gastando tempo em atividades na obra, mesmo na obra de Deus, e não estão tendo tempo para as pessoas. Cuidado, as pessoas são A OBRA de Deus! É com elas que Ele se importa.
Quando meu marido piorou, no meio do ano passado, eu estava lendo o livro " Um mês para viver". Este livro fala de uma vida sem arrependimentos. Posso dizer que, graças a Deus, tenho demonstrado amor pelas pessoas ao meu redor. Tenho falado pra elas como são importantes para mim. E também posso dizer que meu marido soube o quando ele foi amado por mim. Não faltaram palavras de amor e carinho para ele. Não faltaram atitudes de amo e carinho. Uma amiga muito chegada me disse certa vez : "Se o que Deus quer que você faça hoje é cuidar do seu marido, você está fazendo, está no centro da vontade de Deus." Que maravilha saber que amando meu marido eu estava fazendo a vontade de Deus! Tremendo, né!
Que a gente não precise perder ninguém pra entender e perceber o que deixamos de fazer. Que a gente não tenha arrependimentos, porque estes não podem ser remediados. Que possamos exalar o bom perfume de Cristo amando as pessoas! O que faz a diferença é o Amor!
Beijão.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mais um dia!

Oi pessoal!
Mais um dia de vida! Mais um dia para expressarmos nossa gratidão a Deus por tudo o que Ele tem feito, reconhecendo que não somos merecedores de nada e ainda assim a Sua graça nos basta!
Já fiz minha caminhada diária, que renova as minhas forças, minha mente e ajuda a emagrecer, rsrsrs. Caminhando com a minha mãe comentamos sobre algumas passagens bíblicas que nos chamam a atenção. Uma delas fala do pranto de Davi pelo seu filho amado, fruto do pecado cometido por ele com Bate-Seba (2Samuel 12: 15-23) Durante o tempo de enfermidade da criança Davi buscou ao Senhor. Ele clamou, jejuou, se prostrou, pois dizia ele: "Quem sabe o Senhor se compadecerá de mim, e continuará a criança viva?" Mas a criança veio a falecer ao sétimo dia. "Então Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou para a Casa do Senhor e adorou; depois veio para casa e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu."
A parte mais difícil não é clamar, jejuar, se prostrar diante do Senhor buscando o milagre. A parte mais difícil é entender que o que podia ser feito foi feito e agora é tempo de se por de pé. Tempo de se lavar, trocar as vestes e ADORAR. Foi isto que Davi fez. Buscou ao Senhor enquanto era tempo. E o adorou por Seus feitos, pois em tudo dai graças diz a palavra de Deus.
Quando faço minha caminhada diária tenho tempo pra pensar na falta que meu marido me faz e vou conversando com o Criador. Por vezes choro, mas nunca deixo de clamar por Sua presença em minha vida. Sem Sua presença não seríamos capazes de vencer esta etapa tão difícil de seguir a diante, de nos colocarmos de pé depois de uma batalha. E assim como nesta passagem de Davi, onde ele foi mal interpretado pelos seus servos, muitos não entendem nossa determinação em seguir a diante e principalmente em trocar as vestes e adorar. Porque esta atitude envolve fé e comunhão com o Criador de todas as coisas. Não depende da nossa própria força, mas da nossa determinação em crer no Senhor. Por isto continuamos, por isto seguimos adiante.
Que a cada dia o Senhor nos fortaleça e sustente com a Sua destra forte! Que a alegria do Senhor seja verdadeiramente a nossa força! Que possamos seguir a diante, rumo a coroa da vida!
Deus os abençoe.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Em todo tempo

Oi pessoal,
Nestes últimos tempos tenho meditado muito sobre sermos gratos em todo tempo. A palavra de Deus nos diz que Ele é um Deus presente, um Deus de todas as horas. O mundo tem vivido grandes catástrofes. São chuvas que trazem enchentes, terremotos devastadores, acidentes...Cada notícia nos emudece e nos convida a agradecermos a Deus pelo cuidado diário, pela dom da vida, pela família que nos cerca.
A vida nos levar a idealizar, sonhar e planejar projetos perfeitos e brilhantes. É normal crescermos e sonharmos com uma família, um emprego bom, uma casa, e muitas outras coisas. Mas, às vezes as coisas não saem exatamente como planejamos... E é nestas horas que precisamos ter esta certeza, não apenas na nossa mente, mas também no nosso coração, de que Deus se faz presente, em TODAS as horas.
Hebreus 11 fala dos homens de fé do Antigo Testamento, do que eles viveram e alcançaram em Cristo, pela fé. Mas no final deste capítulo (vs.35-40) também fala dos que sofreram e não obtiveram a concretização da promessa. "36. outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim até de algemas e prisões...38.homens dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra, 39.ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40.por haver Deus provido cousa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados."
Outra passagem que me chama muita atenção diz:"..segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte, porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." Filipenses 1:20,21
Quantas vezes lemos estas passagens e não conseguimos entender a profundidade do que a palavra nos diz? Hoje, vivendo este momento, sem meu marido, como é preciso entender que nosso alvo é a presença do Pai eternamente! Que mesmo quando Ele, nosso Deus, não faz as coisas como gostaríamos, Ele continua sendo Deus. Mesmo quando não atende nossas orações, Ele continua sendo soberano. Mesmo quando nada nos vai bem, Deus continua no controle. E é nestas horas de profunda dificuldade que testemunhamos a nossa fé como os homens de Hebreus 11, que permaneceram firmes e foram considerados "homens dos quais o mundo não era digno".
Meu marido se foi, apesar da sua fé no poder de Deus para curá-lo. Mas em todo tempo ele engrandeceu o nome do Senhor. Nunca murmurou, nunca negou sua fé ou seu Deus. Sempre almejando a presença do Pai. E em tudo, "seja Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida quer pela morte". Eu creio que Cristo foi engrandecido na vida dele através do testemunho de fé que ele deixou para nós!
A nossa fé deve estar firmada naquele que é o autor e consumador da nossa fé, Deus! Naquele que pode todas as coisas, ainda que não obtenhamos nenhuma delas. E precisamos entender que vivemos num mundo decaído, no qual as coisas não são perfeitas. Mas nosso Deus que é fiel continua no controle e, se formos fiéis até o fim, alcançaremos a coroa!
Beijo grande.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Me apresentando

Olá pessoal,
Quero me apresentar. Eu sou a Clarisse, uma carioca que mora em Balneário Camboriú há muitos anos.....
Sou Cristã e minha maior alegria é louvor ao meu Deus. Quando canto louvores ao meu Deus transformo as canções em orações que fluem do meu coração e verdadeiramente alcançam a presença do Pai! Através das canções sou restaurada e renovada na presença Dele.
Além de cantar também amo escrever!!! por isto decidi começar este blog, para poder expor minhas experiências e compartilhar um pouco da vida com todos que vivem.
Nos meus 37 anos de vida já passei por muitas lutas. Talvez as útlimas tenham me impulsionado a começar de vez o blog. Há menos de 3 meses perdi meu esposo, aquele que por 13 anos compartilhou e dividiu a vida comigo, meu amado. É engraçado, mas a gente nunca pensa que vai passar por uma situação assim tão cedo. Meu consolo é saber que hoje ele está fazendo o que mais amava fazer, adorando o Reio dos Reis, na presença do Pai! Ele estava tão preparado, verdadeiramente almejava a presença do Pai. Mas com esta luta, que durou 3 anos de enfermidade, aprendi muitas coisas e vou passar a compartilha-las com vocês.
Por hora é isto. Espero te-los por aqui!
Bj grande!