sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Oi pessoal,
Todos nós vivemos em comunidade, esta é uma necessidade do ser humano e para isto fomos criados, para interagirmos uns com os outros. Quando vivemos em comunidade precisamos respeitar leis que muitas vezes estão "implícitas" para garantir o bom andamento dos relacionamentos. Em casa, junto aos nossos familiares, muitas vezes temos mais liberdade, o que não significa que podemos esquecer o respeito e determinados limites nas atitudes e diálogos. As palavras são ferramentas que podem ser usadas para edificar ou destruir, por isto elas precisam ser bem pensadas.
A palavra de Deus diz que " Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" 2 Timótio 3:16,17 Sendo assim, encontramos na Bíblia direção para nossos relacionamentos e para as mais diversas situações da vida.
Quero falar hoje sobre como nos comportamos na Igreja e com a Igreja, o Corpo de Cristo. Podemos encontrar muitas passagens na Bíblia que nos mostram como devemos agir na igreja, no meio do povo de Deus. Vou usar duas, Romanos 14: 13-21 e Romanos 15: 1-7.
A primeira passagem fala sobre não julgarmos uns aos outros, não colocarmos tropeço ou escândalo ao nosso irmão, sobre não ser "vituperado o nosso bem", ou seja, que aquilo que fazemos muitas vezes querendo o bem não se torne injusto ou vergonhoso. A segunda passagem fala sobre suportarmos a debilidade dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos, mas agradarmos ao próximo no que é bom para a edificação! Como é importante o nosso proceder, tanto na igreja quanto fora dela! Mas queria que vocês pensassem em como agimos na igreja.
Quando temos um problema no nosso local de trabalho não costumamos resolver falando o que vem a nossa cabeça, não é? Precisamos ter "tato", "jogo de cintura", não podemos sair falando o que verdadeiramente pensamos. Isto é ser hipócrita ou falso? Ou é ter sabedoria? Pelo que podemos ler nas passagens citadas muitas vezes precisamos agir assim para não prejudicar as pessoas ao nosso redor, para não "destruir a obra de Deus". Até em família precisamos ter sabedoria, como já mencionei acima. Mas e na igreja? Quantas vezes passamos por situações desagradáveis e nos sentimos no direito de falar o que pensamos, de reclamar, apontar o dedo, julgar, criticar, como se tivéssemos tamanha liberdade. Então confundimos liberdade com falta de respeito e amor Cristão.
Quantas confusões, intrigas e "disse-me-disse" são criados dentro da igreja, do Corpo de Cristo, por conta desta nossa boca grande! Da suposta liberdade para falar o que quer.
Vamos repensar nossas atitudes? Vamos buscar "seguir as coisas da paz e da edificação de uns para com os outros", "pois também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim." Considero muito difícil o lidar com cristãos exatamente por que tais Cristãos pensam poder falar o que querem. Não temos o costume de agir em amor, de relevar as coisas, de não abusar do fato de sermos "irmãos". Precisamos aprender mais com a palavra de Deus!
Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário