terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Podemos interferir nos planos de Deus?

Oi pessoal,
Tudo bom? Já estava com saudades! Muitas coisas Deus tem trazido ao meu coração nestes dias, mas muitas vezes precisamos nos aquietar para ouvir direito a voz de Deus e entender o que Ele nos fala.
O título que eu escolhi pode levantar muitas dúvidas, né? Mas vamos examinar algumas passagens Bíblicas pra ver o que a palavra de Deus nos diz a respeito disto.
Em Deuteronômio 30:15-20 Deus nos apresenta a benção e a maldição, a vida e a morte. Cabe a nós, criaturas de Deus, escolher. Ele nos deu livre arbítrio, nos criou pra interagir com Ele, para escolhermos o caminho da adoração, de servi-lo ou não. Cada ato nosso desencadeia uma reação.
Em Gênesis 15 Deus promete um filho a Abrão. Mas o tempo passa e Sara e Abrão resolvem "ajudar" Deus a cumprir a promessa. Sara oferece a escrava a Abrão afim de que este possa ter um filho com ela (Gênesis 16). Este não era o plano de Deus, mas Deus permitiu que as escolhas de Sara e Abrão produzissem frutos, o filho da escrava nasceu. Só mais tarde o filho da promessa chega. Abrão e Sara interferiram no plano de Deus por conta do livre arbítrio e sofreram as consequências dos seus atos.
Em Gêneses 25: 23-26 Deus fala a Rebeca sobre seus filhos e profetiza sobre eles. Mas não orienta a Rebeca a agir da forma como agiu, usando de mentira e engano para com o seu marido Isaque. Rebeca também não esperou o cumprimento da promessa, mas se antecipou e buscou "ajudar" a Deus. Novamente sofreram a consequência dos seus atos.
Em Êxodo 32: 1-15 Deus expressa Sua indignação com a infidelidade do povo e diz que pretende consumi-lo e fazer de Moisés uma grande nação. Mas Moisés argumenta com Deus e no versículo 14 diz que "se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo." Mas adiante vemos que Moisés desobedece a Deus e paga um preço alto. O plano de Deus era fazer Moisés e o povo entrarem na terra prometida. Mas Moisés tinha muita comunhão com Deus, conhecia Deus face -a -face e não podia se "dar ao luxo" de desobedecer ao seu Deus (Números 27: 12-17). Por conta desta desobediência Moisés não entrou na terra prometida.
No livro de Jonas vemos o Senhor mandando Jonas até Níneve avisar ao povo que o pecado deles tinha subido até Deus e Ele iria destruir a cidade. No último capítulo vemos Jonas questionando Deus, dizendo que sabia que Deus iria mudar de idéia, por ser Ele um Deus clemente, misericordioso, grande em benignidade e tardio em irar-se.
E por ai temos muitos exemplos de como Deus interage conosco e de como nossas escolhas interferem nos planos de Deus. Deus é soberano? Sim. Ele sabe diante mão o que vamos fazer? Sim. Mas Ele nos permite escolher. Ele respeita nossas escolhas. Entendo que mesmo respeitando nossas escolhas "nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado" como está escrito em Jó 42:2.
Entendo que nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9) que traça seus caminhos mas a resposta certa vem do Senhor (Provérbios 15:9) Muitas vezes pegamos caminhos que não são os caminhos que o Senhor planejou para nós. E estes caminhos nos levam a lugares que podem não ser o plano de Deus para nós. Mas entendo que mesmo nestas horas Deus continua sendo soberano e Seus planos não podem ser frustrados. Vamos continuar falando sobre isto no próximo post.. enquanto isto fica pra meditação.
Bjs e que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário